L C C

LABORATÓRIO CULTURA DE CÉLULAS

Coordenadora: Profª Dra. Laís de Carvalho
Localizado no Depto. de Histologia e Embriologia, no 3º andar do Prédio Américo Piquet Carneiro, Instituto de Biologia, na Av. Prof. Manoel de Abreu 444. Maracanã. Rio de Janeiro - RJ - Brasil Cep. 20550-170.

            O Laboratório Cultura de Células foi criado em 1994 pela Professora Dra. Lais de Carvalho a qual é a coordenadora até hoje. O grupo da pesquisadora Lais de Carvalho tem abordado o estudo das interações celulares através de cultivo celular com o objetivo de compreender melhor os aspectos morfofuncionais com ênfase nas interações entre (A) células hospedeiras e Toxoplasma gondii, (B) fibroblastos e miofibroblastos e (C) CÉLULAS-TRONCO na lesão hepática e na lesão pancreática.
(A) No estudo da interação células hospedeiras - T. gondii tem sido utilizado diferentes tipos de células hospedeiras (principalmente células endoteliais humanas e macrófagos peritoneais de camundongos) em um sistema in vitro para melhor compreensão da biologia celular do parasito e das células hospedeiras. Atualmente estamos estudando a participação de moléculas das células hospedeiras e/ou dos parasitos durante a invasão e o destino do vacúolo parasitóforo nessa interação.
(B) Sabe-se que em lesões musculares ocorre a liberação de citocinas no local danificado. Esses fatores podem estimular o crescimento e diferenciação de células existentes no músculo, como os fibroblastos. Portanto, o estudo in vitro da diferenciação de fibroblastos em miofibroblastos permitirá melhor compreensão da síntese, degradação e remodelamento da matriz extracelular.
(C) O estudo de CÉLULAS-TRONCO obtidas a partir de medula óssea, cordão umbilical e placenta é de grande interesse uma vez que o transplante celular é uma abordagem terapêutica para pacientes com diferentes patologias tais como lesão hepática e pancreática. O conhecimento morfofuncional da interação das células-tronco no ambiente hepático e/ou pancreático lesionado poderá contribuir como uma estratégia promissora na terapia celular mediada por essas células-tronco.

PESQUISADORES
Laís de Carvalho – Professora Adjunto e Procientista
Alessandra Alves Thole - Professora Assistente
Ana Carolina Stumbo - Professora Visitante e Bióloga da UERJ
Erika Afonso Costa Cortez – PHD - Bióloga

ESTAGIÁRIOS do LCC
Manoela Lopes de Carvalho - Bióloga
Mariana de Freitas Oliveira - Bióloga

PÓS-GRADUANDOS
Alessandra Alves Thole
Doutoranda – PG Fisiopatologia Clínica e Experimental (CLINEX)
Moema Hausen
Doutoranda – PG Biologia Humana e Experimental (BHEx)
Simone Nunes de Carvalho
Doutoranda – PG Biologia Humana e Experimental (BHEx)

GRADUANDOS
Juliana Cristina Tobar da Silva
Bolsista EIC/UERJ
Yann Felipe Spinelli do Horto
Bolsista PIBIC/UERJ
Andréa Fonseca Ferreira
Bolsista EIC/UERJ

 

COLABORADORES INTERNOS
Dr. Luis Cristóvão de Moraes Sobrino Porto (Professor Titular de Histologia e Embriologia, Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação, DHE, IBRAG, UERJ).
Dra. Thereza Christina Barja-Fidalgo (Professora Adjunto de Farmacologia, Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Celular, Depto de Farmacologia e Psicobiologia, IBRAG, UERJ).
Dr. Anibal Sanchez Moura (Professor Adjunto do Depto Ciências Fisiológicas, IBRAG, UERJ).
Dr. Ruy Garcia Marques (Professor Adjunto do Depto Cirurgia Geral da Faculdade de Ciências Médicas/UERJ; PhD em Transplante de Órgãos pela Medical University of South Carolina, EUA).

COLABORADORES EXTERNOS
Drª Helene Santos Barbosa
Laboratório de Biologia Estrutural - IOC – Fiocruz - RJ
Dr. Marcelo Pelajo Machado
Departamento de Patologia - IOC – Fiocruz - RJ
Drª Maria das Graças M.O. Henriques
Departamento de Farmacologia Aplicada - Fiocruz – RJ
Drª Tecia Maria Ulisses de Carvalho
Laboratório de Ultraestrutura Celular Hertha Meyer – IBCCF - UFRJ